quarta-feira, 17 de junho de 2009

TÁ FUNDIDO!!

Se você abrir o jornal hoje a palavra da vez é Fundir. Dizem que é por causa da Crise Mundial. Mas a verdade é que todo homem que é homem nasce com vontade de fundir.

Nessa crise muitas empresas foram fundidas. Essa semana a Sadia fundiu com a Perdigão (no bom sentido). Confesso que fiquei um pouco confusa. Eu ainda tenho muito viva na minha memória a propaganda daquele menino que venda os olhos e vai experimentando os presuntos e dizendo: Esse não. Tá querendo me enganar? De jeito nenhum! Até que ele experimenta o presunto Sadia e diz: Opa! Esse é Sadia.

E agora? Como fica esse pobre garoto? Como ele vai saber??
É Sádia? É Perdigão? Fica mais fácil ele descobrir qual a Sadia não comprou né?

E nessa confusão parece que todos os bancos resolveram se fundir para não nos fuder.

Mas nem todo mundo que lê o jornal consegue entender a parte de economia. Alguns acham chato outros não entendem economês. Mas para o economista é tão divertido como se nos lêssemos revista de fofoca. Quer ver? Vou ilustrar!

Onde o economista lê no jornal: Fusão de Lojas Americas e a internacional Blockbuster rendem lucro.
A gente lê na revista Caras: Angelica grávida casa com Luciano Huck e lança uma linha de produtos para bebês.
É igualzinho. Usa a mesma lógica!

Onde o economista lê Itaú (o banco feito para você) e Unibanco (Nem parece banco) se juntam em momento de crise.
A gente vê no fantástico Ronaldo (Fenômeno) se funde com Andrea Travesti (nem parece homem) e entram em crise.
Tá percebendo a semelhança?

O economista lê: Nestlé, empresa internacional tenta fundir com Garoto... é como se eu falasse Michael Jackson, cantor internacional tenta fundir com ... não precisa nem completar né?

Essas fusões mudam nosso dia-a-dia. Veja a AMBEV. A empresa representa as maiores cervejarias do Brasil: Antartica, Brahma, Skol, Original, Bohemia... Dizem que lá se um funcionário for pego consumindo produtos de outra empresa é despedidos na hora.

Ou seja para ser mandado embora da AMBEV você tem que preferir tomar Nova Schin a Brahma. Cerpa `a Antartica. Cintra a SKOL...Eu também não confiaria nesse funcionário e na sua capacidade de tomar decisões.

Já na Coca-cola tem a mesma regra, mas eles são mais flexíveis. Se um funcionário aparece tomando um produto diferente eles não se importam. Mas se esse comportamento se repetir várias vezes ou entre um grupo de vários funcionários ...
aí não tem jeito né?... A Coca-cola compra a empresa concorrente!

Eu imagino a reunião de diretoria deles.
O vice presidente fala:- Já compramos todas as empresas concorrentes pelo mundo afora. O que faremos amanhã?
E o diretor responde:- A mesma coisa que fazemos todos os dias PINK. Tentar dominar o mundo!

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