segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quebre a Perna.

Muitas pessoas quando precisam de dinheiro recorrem a atitudes extremas. Alguns roubam, alguns se prostituem e alguns fazem teatro infantil.

Fazer já é ruim, pior ainda é quando alguém te reconhece por ter feito teatro infantil ou animação em festas. Para o ator isso é algo pessoal que deve-se fazer o maior esforço possível para que ninguém saiba. É como ter uma casca de feijão em seu dente - permanentemente!

Quando se fala de teatro infantil para um ator logo vem a imagem de roupas de camurça cheirando a naftalina ou figurinos que sempre parecem mais curtos e apertados do que quem está usando.

Tudo começa com um curso de atores com montagem no final que vai apresentar a Bela e a Fera pela 10ª vez. Você pensa: - O que há de mal? É só no início. Eu ainda vou fazer Shakespeare.

Depois você é chamado para fazer animação em festa infantil e apresentar a "inédita" história de Chapeuzinho Vermelho, onde a atriz que faz a Chapeuzinho poderia facilmente ser a vovó (deve ser daí que as mulheres aprendem a mentir a idade desde cedo).

O pior deve ser explicar para a criançada que a Chapeuzinho não sabe as músicas do High School Musical. E você pensa: - O que há de mal? Isso serve de oficina. Eu ainda vou fazer Nelson Rodrigues.

E tudo isso é compensado pelo carinho das crianças.
Se for peça com bichinhos então é melhor ter preparo físico, porque se a criança não gostar de você ela pode te tacar brigadeiro, puxar sua fantasia, gritar no seu ouvido.

Entretanto, se ela gostar de você... Ah! se ela gostar de você aí sim que ela te tacar brigadeiro, puxar sua fantasia e gritar no seu ouvido.

Você acha que os pais contratam uma peça infantil para levar o teatro às crianças? Claro que não. Eles contratam para o teatro levar as crianças para qualquer lugar longe deles.

Não há nada menos infantil do que aniversário de 1 ano de idade. É como playground de adultos. É o dia de folga dos pais.
A estratégia é convidar milhões de pessoas que querem tomar conta do neném que depois de tanto ser jogado de um colo para outro acaba cansando e dormindo antes das 20h. Já que as crianças dormem cedo, a festa acaba cedo?? Digamos que é aí que a criança interior de cada um faz a festa!

E de peça infantil a animação de festa, quando você vai ver você está fazendo telegrama animado vestida de enfermeira em um asilo para um aniversário de 85 anos.

Mas aí você junta forças, tira umas fotos e sai distribuindo para produtoras para quem sabe "ganhar" o mercado publicitário e virar um garoto propaganda.
Aí te ligam para fazer elenco de apoio. Bem, A diferença entre elenco de apoio e figuração é Dez reais e 5 segundos respectivamente.

Esse é o problema, pois quando você é figurante você ganha pouco mas corre o risco de ninguém te ver. Mas quando você é elenco de apoio você ganha pouco e as pessoas vão te reconhecer.

O seu porteiro é o primeiro:
- Dona Fabíola, era você no comercial do Mundial segurando um quilo de linguiça, não era?

Saber o que é isso? É a Fama.
Pode contar que em menos de uma semana todos os porteiros, empregadas, jornaleiros e outros trabalhadores do terceiro setor já saberão dos seus 5 segundos de fama.
E isso vai te render muitas outras propostas...para outras peças infantis.

Depois disso tudo consigo compreender melhor porque todo ator de teatro faz voto de pobreza.
Também entendo melhor porque na linguagem teatral se deseja merda antes do espetáculo para desejar sorte.
Mas cuidado ao usar essa frase para atores de teatro infantil, pode soar como pleonasmo.
-Merda!
- Poxa cara, não precisa sacanear. Só tô fazendo isso porque as contas de casa estão atrasadas.

Eu podia estar matando.
Eu podia estar roubando.
Mas eu estou fazendo teatro infantil.

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Muito booooom!!!

    ResponderExcluir
  2. Que melhora doce Fabíola! <> Texto bem cuidado até nas repetições <> Em cada oração um sorriso <> E no todo um suspiro de aceitação <> Tá de fato muito bom! <> Fals de pobreza, mas quanta riqueza!

    ResponderExcluir